terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Professor: Juarez Disciplina: Quimica Anos (séries): 3EM (A, B, C) Período/(Semana): 08/02 a 05/03/21

 

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

                                                                                 PLANO DE AULA

Professor: Juarez

Disciplina: Quimica

Anos (séries): 3EM (A, B, C)

Período/(Semana): 08/02 a 05/03/21

Habilidade(s) a ser(em) desenvolvida(s):

Fazer previsões sobre o tipo de ligação química de uma substância a partir da análise de suas propriedades.

Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem.

Conteúdo/Objeto do Conhecimento:

Ligações químicas e interações moleculares/ Interações inter e intrapartículas para explicar as propriedades das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade e condutibilidade elétrica.

Equilíbrio químico/ Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem.

Procedimentos para realização da atividade:

Após assistir as aulas no centro de mídias dos dias 8 e 15 de fevereiro e os vídeos propostos fazer uma síntese no caderno, deixando anotadas as dúvidas a ser questionadas na aula online, ou no chat da CMSP.

Responder as questões disparadoras propostas, corrigindo sempre que achar necessário.

Responder as questões disparadoras e sempre que possível realizar os experimentos proposto no caderno do aluno situação de aprendizagem 1 e 2.

Fazer relatório dos experimentos e montar um mapa mental da realização das atividades.

A entrega das questões respondidas pode ser pelo chat, e-mail, WhatsApp privado, no classroom.

Suporte/Mídia para realização da aula:

PNLD – da Disciplina; Aprender Sempre LP; Aprender Sempre MAT; São Paulo Faz

Escola; AAP – Avaliação da Aprendizagem em Processo; CENTRO DE MÍDIA DO

ESTADO DE SÃO PAULO e E-mail do professor: juarezb@prof.educacao.sp.gov.br , chat do cmsp e no classroom.

Atividades:

1- O que são poluentes?

1.1-Qual é a principal diferença entre o ar do campo e o ar da cidade?

1.2-Coloque os gases: oxigênio, nitrogênio, argônio e gás carbônico na ordem de

quantidade em que eles estão presentes no ar.

1.3-Por que se considera o nitrogênio um gás estável?

1.4-Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada afirmativa abaixo e justifique suas afirmativas:

( ) O ar do campo também tem argônio e gás carbônico.

( ) O oxigênio é a substância que existe no ar em maior quantidade.

( ) Ar poluído não prejudica a saúde do homem.

( ) O gás nitrogênio entra e sai do nosso corpo sem acontecer nada com ele.

( ) Nitrogênio forma uma mistura homogênea com oxigênio.

2-– Realize a leitura do texto 2 “Poluentes”. Responda em seu caderno as questões norteadoras preencha a tabela considerando: umidade do ar e recomendações e cuidados em relação a atividade física, conforme modelo de tabela:

Texto 2: Poluentes. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/

a. O que é considerado poluente?

b. Como é realizado a medida o nível de poluição na atmosfera?

c. Qual a influência das condições meteorológicas na concentração de poluentes?

d) Descreva a relação entre a umidade do ar e os cuidados com a prática de atividades físicas.

e) Faça uma análise da resposta do item “d” e descreva quais aspectos pode contribuir

para uma melhor qualidade de vida.

Materiais de apoio:

Vídeo aula “Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio?” assistido em14/02/21; endereço: https://www.youtube.com/watch?v=sE7n9GsRiPY

Vídeo aula “Ligações químicas e interações moleculares”; endereço: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7551&id=71

Vídeo aula “Equilíbrio químico”; endereço: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7551&id=71

Caderno do aluno; endereço: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2021/01/SPFE_EM_3%C2%AA-s%C3%A9rie_volume-1.pdf

Aula em pdf “Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio?” endereço: http://fuvestibular.com.br/downloads/apostilas/Telecurso-2000/ensino-medio/quimica/apostila-1/11-Qual-a-diferenca-entre-oxigenio-e-nitrogenio.pdf?x66929

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