ESCOLA
ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 2
Professor: Suelânia
Oliveira Araújo Miranda Disciplina: Língua Portuguesa
Anos (séries): 3º série A, B e C
Período/(Semana): 15/02 a 19/02; 08/03 a 19/03/2021
Entregar a atividade na escola, a professora irá retirar.
“O grande encontro”
Silvana Tavano
Era
uma vez um Autor com uma vaga ideia para uma nova história. E como nessa
história tinha vaga de verdade para um grande Personagem, pensou em começar sua
busca colocando um anúncio no jornal.
“Procura-se
um Personagem disposto a viver aventuras eletrizantes. Não é necessário ter
experiência no tema, mas algumas características serão especialmente
consideradas: um certo preparo físico, raciocínio rápido e personalidade
carismática.”
O
primeiro candidato a se apresentar foi logo dizendo:
—
Participei de passagens importantes de muitos livros famosos, imortalizados por
personagens estrelados.
—
Ah, parabéns! O senhor tem razão. Os grandes personagens não envelhecem, mas,
se entendi bem, o senhor nunca foi o protagonista desses enredos, certo?
Enfim... É uma pena, mas um coadjuvante de idade avançada não é o que busco.
Desculpe!
Dois
dias e muitas páginas amassadas depois, o Autor recebe outro candidato — um
tipo muito sincero, mas bastante imaturo.

—
Nunca cheguei ao papel...
—
Ah...
—
Tenho muito potencial, mas...
—
Mas?
— Preciso de alguém que acredite em mim, que me decifre e me revele com todas as letras, entende?
—
Você é muito interessante. Mas...
Na
semana seguinte, com a cabeça embaralhada e ainda sem um herói à vista, o Autor
começa a pensar em outras possibilidades e, repentinamente, tem uma grande
ideia: e se o narrador transformasse a própria aventura em Personagem? Animado,
ele já ia colocar o texto em ação quando o telefone toca.
—
Bom dia. Posso falar com o Autor?
—
E o senhor é...?
—
O Personagem.
—
Ah, claro, o anúncio...
—
Exato, o anúncio. Muito bem escrito, por sinal.
—
...?
—
Quantos livros o senhor publicou?
—
...!?!
—
Alô? Alô, o senhor está na linha?
—
Sim... Claro, estou ouvindo.... Continue, por favor!
—
Desculpe! Espero que não me leve a mal, mas preciso saber um pouco mais sobre o
seu estilo, como é o seu processo criativo, quais gêneros o senhor domina, se
tem livros premiados... É que não me encaixo com naturalidade em qualquer
texto. Tenho que sentir alguma consistência literária, entende?
O
Autor experimentou vários estados de espírito. No início, ficou atônito. Mais
que isso, catatônico! Depois, a palavra certa seria “irritado”. Mas, pouco a
pouco, foi se sentindo, como dizer?, impressionado! Pois, à medida que
respondia às perguntas do Personagem, foi se surpreendendo mais e mais com suas
próprias palavras.
No
dia seguinte, conversaram de novo. E no outro, outra vez.
Trocaram
ideias durante tanto tempo que acabaram se tornando grandes amigos. Anos
depois, eram tão íntimos que um logo adivinhava o que o outro tinha acabado de
pensar e, juntos, inventaram histórias fabulosas.
REFLITA E RESPONDA NO SEU
CADERNO...
1-) A maneira como a história se inicia
se aproxima de um gênero específico de texto.
a-) Que gênero é esse?
b-) Que expressão justifica essa
aproximação?
3-) O texto foca em um elemento muito importante
do gênero conto: o personagem. Explique o efeito que o autor dá à narrativa por
meio do enfoque nesse elemento.
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