quarta-feira, 10 de março de 2021

Professor: Suelânia Oliveira Araújo Miranda Disciplina: Língua Portuguesa Anos (séries): 3º série A, B e C Período/(Semana): 15/02 a 19/02; 08/03 a 19/03/2021

 

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO DE AULA 2

 

Professor: Suelânia Oliveira Araújo Miranda   Disciplina: Língua Portuguesa

Anos (séries): 3º série A, B e C

Período/(Semana): 15/02 a 19/02; 08/03 a 19/03/2021

Entregar a atividade na escola, a professora irá retirar. 

  Atividades:                   

“O grande encontro”

                                                         Silvana Tavano

 

         Era uma vez um Autor com uma vaga ideia para uma nova história. E como nessa história tinha vaga de verdade para um grande Personagem, pensou em começar sua busca colocando um anúncio no jornal.

         “Procura-se um Personagem disposto a viver aventuras eletrizantes. Não é necessário ter experiência no tema, mas algumas características serão especialmente consideradas: um certo preparo físico, raciocínio rápido e personalidade carismática.”

         O primeiro candidato a se apresentar foi logo dizendo:

         — Participei de passagens importantes de muitos livros famosos, imortalizados por personagens estrelados.

         — Ah, parabéns! O senhor tem razão. Os grandes personagens não envelhecem, mas, se entendi bem, o senhor nunca foi o protagonista desses enredos, certo? Enfim... É uma pena, mas um coadjuvante de idade avançada não é o que busco. Desculpe!

         Dois dias e muitas páginas amassadas depois, o Autor recebe outro candidato — um tipo muito sincero, mas bastante imaturo.

         — Já passei por muitas imaginações, mas...

         — Mas?

         — Nunca cheguei ao papel...

         — Ah...

         — Tenho muito potencial, mas...

         — Mas?

   — Preciso de alguém que acredite em mim, que me decifre e me revele com todas as letras, entende?

         — Você é muito interessante. Mas...

         Na semana seguinte, com a cabeça embaralhada e ainda sem um herói à vista, o Autor começa a pensar em outras possibilidades e, repentinamente, tem uma grande ideia: e se o narrador transformasse a própria aventura em Personagem? Animado, ele já ia colocar o texto em ação quando o telefone toca.

         — Bom dia. Posso falar com o Autor?

         — E o senhor é...?

         — O Personagem.

         — Ah, claro, o anúncio...

         — Exato, o anúncio. Muito bem escrito, por sinal.

         — ...?

         — Quantos livros o senhor publicou?

         — ...!?!

         — Alô? Alô, o senhor está na linha?

         — Sim... Claro, estou ouvindo.... Continue, por favor!

         — Desculpe! Espero que não me leve a mal, mas preciso saber um pouco mais sobre o seu estilo, como é o seu processo criativo, quais gêneros o senhor domina, se tem livros premiados... É que não me encaixo com naturalidade em qualquer texto. Tenho que sentir alguma consistência literária, entende?

         O Autor experimentou vários estados de espírito. No início, ficou atônito. Mais que isso, catatônico! Depois, a palavra certa seria “irritado”. Mas, pouco a pouco, foi se sentindo, como dizer?, impressionado! Pois, à medida que respondia às perguntas do Personagem, foi se surpreendendo mais e mais com suas próprias palavras.

        No dia seguinte, conversaram de novo. E no outro, outra vez.

        Trocaram ideias durante tanto tempo que acabaram se tornando grandes amigos. Anos depois, eram tão íntimos que um logo adivinhava o que o outro tinha acabado de pensar e, juntos, inventaram histórias fabulosas.

 

REFLITA E RESPONDA NO SEU CADERNO...

1-) A maneira como a história se inicia se aproxima de um gênero específico de texto.

a-) Que gênero é esse?

b-) Que expressão justifica essa aproximação?

 2-) O conto possui as partes constituintes da narrativa: situação inicial, clímax e desfecho. Identifique no texto cada uma dessas partes.

 

3-) O texto foca em um elemento muito importante do gênero conto: o personagem. Explique o efeito que o autor dá à narrativa por meio do enfoque nesse elemento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário