terça-feira, 9 de março de 2021

Professor: Dayane Disciplina: Sociologia Anos (séries): 3ª série A Período/(Semana): 08 de março a 19 de março

 

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO DE AULA 2

Período/(Semana): 08 de março a 19 de março 

 Professor: Dayane       Disciplina: Sociologia

 Anos (séries): 3ª série A

Enviar atividade para: daycaras@gmail.com

 

Atividade diagnóstica

 

01-Texto da questão:

No cotidiano da escola, além dos apelidos depreciativos, são comuns situações de discriminação, racismo e desrespeito as questões de gênero e religiosidade, por exemplo. Para romper com a perpetuação dessas ações, é esperado que o professor:

a.  Identifique  os  grupos diferentes e  os  separar em  sala  de  aula; 

b.  Leve para sala de aula conhecimentos religiosos para converter alunos homossexuais e  os  da  umbanda ;

c. Utilize o conhecimento formal para civilizar os  alunos.

d.  Promova rodas de  discussão  entre  o  que  é certo e errado. 

e. Use o diálogo como instrumento de inclusão.

 

02- O povo brasileiro foi formado por etnias de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia.  Essa mistura de raças produziu o que somos hoje.  Assim, é possível dizer que:

I. A mistura das culturas foi um fator positivo;

II. Cada cultura trouxe suas contribuições na formação do povo brasileiro;

III. Os povos colonizadores trouxeram consigo uma carga cultural muito grande. Levando em conta que cada povo possui sua cultura, a miscigenação de várias etnias explica as características únicas do povo brasileiro (físicas e culturais);

IV. O processo de formação da diversidade brasileira deu-se a partir da assimilação da cultura europeia pelos indígenas e pelos negros, o que levou ao total abandono de suas antigas tradições e a adoção de novos hábitos, crenças e costumes.

  Em face destas afirmações, assinale a opção correta:

a)    Alternativas I, II e III estão corretas;

b)    Apenas a alternativa III está correta;

c)    A alternativa IV é a única correta;

d)    Todas estão corretas.

 

03- O Brasil foi colonizado pelos portugueses e espanhóis, à custa da exploração de indígenas e negros. Os indígenas resistiram os processos d e escravidão, levando os europeus a escravizar os africanos. Em relação às populações historicamente marginalizadas e discriminadas é correto afirmar:

I. Pelo fato dos indígenas não cederem às exigências dos colonizadores, motivou os europeus trazerem para o Brasil, de forma compulsória,  negros  de vários países   da  África, com  língua,  costumes   e tradições diferentes . 

II. Como os escravocratas de misturaram as diversas etnias africanas e desconhecendo o território e a língua falada no Brasil facilitou o processo de escravização  dos negros .

 III. Com o advento da Constituição de 1988, aumentou mais a questão de escravidão no Brasil.

 IV. A coroa brasileira aboliu a escravidão para atender seus próprios interesses, pressionados por outros países, e não por desejo de libertar o povo negro. Com isso adotou-se políticas de apoio à imigração, que atraiu pessoas que em situação de pobreza na Europa, após a revolução industrial e a substituição do trabalho humano pelo mecânico.

Assinale a opção correta:

a)    As alternativas I e II estão corretas;

b)    As alternativas III e IV estão corretas;

c)    As alternativas I II e IV estão corretas;

d)    Todas as alternativas estão corretas.

04-Uma população, com origem comum, sustentou a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho, embora tenha migrado à força para o Brasil. Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desse povo.

O fragmento acima faz referência a que elemento étnico constituinte da população brasileira?

a) Imigrantes árabes.

b) Africanos

c) Imigrantes japoneses.

d) Indígenas.

e) Alemães e italianos.

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