ESCOLA
ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 2
Período/(Semana): 08
de março a 19 de março
Enviar atividade para: daycaras@gmail.com
Atividade diagnóstica
01-Texto
da questão:
No
cotidiano da escola, além dos apelidos depreciativos, são comuns situações de
discriminação, racismo e desrespeito as questões de gênero e religiosidade, por
exemplo. Para romper com a perpetuação dessas ações, é esperado que o
professor:
a. Identifique
os grupos diferentes e os
separar em sala de
aula;
b. Leve para sala de aula conhecimentos
religiosos para converter alunos homossexuais e
os da umbanda ;
c.
Utilize o conhecimento formal para civilizar os
alunos.
d. Promova rodas de discussão
entre o que é
certo e errado.
e.
Use o diálogo como instrumento de inclusão.
02-
O povo brasileiro foi formado por etnias de quatro continentes: América,
Europa, África e Ásia. Essa mistura de
raças produziu o que somos hoje. Assim,
é possível dizer que:
I.
A mistura das culturas foi um fator positivo;
II.
Cada cultura trouxe suas contribuições na formação do povo brasileiro;
III.
Os povos colonizadores trouxeram consigo uma carga cultural muito grande.
Levando em conta que cada povo possui sua cultura, a miscigenação de várias
etnias explica as características únicas do povo brasileiro (físicas e
culturais);
IV.
O processo de formação da diversidade brasileira deu-se a partir da assimilação
da cultura europeia pelos indígenas e pelos negros, o que levou ao total
abandono de suas antigas tradições e a adoção de novos hábitos, crenças e
costumes.
Em face destas afirmações, assinale a opção
correta:
a) Alternativas I, II e III estão corretas;
b) Apenas a alternativa III está correta;
c) A alternativa IV é a única correta;
d) Todas estão corretas.
03-
O Brasil foi colonizado pelos portugueses e espanhóis, à custa da exploração de
indígenas e negros. Os indígenas resistiram os processos d e escravidão,
levando os europeus a escravizar os africanos. Em relação às populações
historicamente marginalizadas e discriminadas é correto afirmar:
I.
Pelo fato dos indígenas não cederem às exigências dos colonizadores, motivou os
europeus trazerem para o Brasil, de forma compulsória, negros
de vários países da África, com
língua, costumes e tradições diferentes .
II.
Como os escravocratas de misturaram as diversas etnias africanas e
desconhecendo o território e a língua falada no Brasil facilitou o processo de
escravização dos negros .
III. Com o advento da Constituição de 1988,
aumentou mais a questão de escravidão no Brasil.
IV. A coroa brasileira aboliu a escravidão
para atender seus próprios interesses, pressionados por outros países, e não
por desejo de libertar o povo negro. Com isso adotou-se políticas de apoio à
imigração, que atraiu pessoas que em situação de pobreza na Europa, após a
revolução industrial e a substituição do trabalho humano pelo mecânico.
Assinale
a opção correta:
a) As alternativas I e II estão corretas;
b) As alternativas III e IV estão corretas;
c) As alternativas I II e IV estão
corretas;
d) Todas as alternativas estão corretas.
04-Uma
população, com origem comum, sustentou a economia do país durante vários
anos por meio de seu trabalho, embora tenha migrado à força para
o Brasil. Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e
costumes está associada a valores oriundos desse povo.
O fragmento acima faz referência a
que elemento étnico constituinte da população brasileira?
a) Imigrantes árabes.
b) Africanos
c) Imigrantes japoneses.
d) Indígenas.
e) Alemães e italianos.
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