quarta-feira, 12 de maio de 2021

2º bimestre - Artes - Professor: Adolfo Cesar Coelho - Anos (séries): 3º A, B e C

                                ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO DE AULA - 6


Professor: Adolfo Cesar Coelho


Disciplina: Arte


Anos (séries): 3º A, B e C


Período/(Semana): 17/05 à 28/05


Procedimentos para realização da atividade:

- Todas as atividades deverão ser realizadas no caderno de desenho.

- Fazer margem de 1 cm.


- Utilizar lápis de cor como material de pintura.


- Encaminhar as atividades para o e-mail:adolfoc@professor.educacao.sp.gov.br



Atividades: 


Dança

 

C:\Users\Home\Documents\ADOLFO\im.jpg

 

 

dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.[1] A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).[2] Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimónia. Atualmente, a dança manifesta-se nas ruas, em eventos como vídeo-clip ou em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

No dia 29 de abril comemora-se o Dia Internacional da Dança.

 

História da dança

O surgimento da dança, se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Com o passar do tempo, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que seriam capazes de criar outros ritmos, conciliando os passos com as mãos, através das palmas[3].

história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.

Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Europeia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.

A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=QrmMmcTNiCY&feature=youtu.be


1º - Pesquisar o que é videodança.

2º - Pesquisar o que é performance.

3º - Pesquise sobre as profissões atreladas ao campo da dança.

4º - Assista o vídeo e registre em seu caderno sua opinião sobre a performance apresentada.

https://youtu.be/J361to1EgCU         

5º - Criar uma composição abstrata, representando movimento.

      Exemplos:

      C:\Users\Home\Documents\ADOLFO\imagem.jpg  

Nenhum comentário:

Postar um comentário