ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 3
Professor: Celso Freitas de Souza Disciplina: Matemática
Anos (séries):3º série A, B e C
Período/(Semana):29/03 a 16/04
Habilidade(s) a ser(em) desenvolvida(s): Resolver e elaborar situações problema que possam ser representados por sistemas de equações do 1ºgrau com duas incógnitas e interpretá-las. Estabelecer o número π como razão entre a medida da circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas.
Procedimentos para realização da atividade: Assistir as aulas do CMSP das datas de 24 de Fevereiro e 01/03/08 e 10 de Março, caso tenha perdido a aula pode assistir através do Repositório do CMSP. Realizar as atividades solicitadas nas aulas com base no Material Aprender Sempre Volume 1. Realizar as atividades solicitadas pelo professor e entregar via e-mail cfreitassouza@prof.educacao.sp.gov.br ou entregar na aula presencial.
Suporte/Mídia para realização da aula:
PNLD – da Disciplina; Aprender Sempre LP; Aprender Sempre MAT; São Paulo Faz Escola; AAP – Avaliação da Aprendizagem em Processo; CENTRO DE MÍDIA DO ESTADO DE SÃO PAULO e E-mail do professor.
Atividades
1) Em um açougue, o quilograma do frango custa R$ 6,00, e o contrafilé, R$ 15,00. Uma dona de casa adquiriu x quilogramas de frango e y quilogramas de contrafilé, gastando R$ 99,00. Sabe-se que x e y são números inteiros.
a) Escreva uma equação linear relacionando as incógnitas x e y.
b) É possível que a dona de casa tenha comprado 6kg de contrafilé.
c) Quais são as possíveis soluções desse problema.
2) Provando o valor de π .
Usem objetos circulares de casa e preencha a tabela abaixoNome do Objeto | Comprimento da Circunferência | Diâmetro | Razão entre Comprimento e Diâmetro |
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