ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 3
Professor: Suelânia Oliveira Araújo Miranda Disciplina: Língua Portuguesa
Anos (séries): 3º ano - EM A, B, C
Período/(Semana): 29/03 a 16/04/2021
Procedimentos para realização da atividade: Leitura reflexiva. Copiar o texto e as perguntas (bem como respondê-las) no caderno.
Suporte/Mídia para realização da aula:
PNLD – da Disciplina; Aprender Sempre LP; Aprender Sempre MAT; São Paulo Faz Escola; AAP – Avaliação da Aprendizagem em Processo; CENTRO DE MÍDIA DO ESTADO DE SÃO PAULO e E-mail do professor.
Entregar a atividade na escola, a professora irá retirar.
Atividades: “ESPERANÇA”, de Mário Quintana
“… o poeta fala da poesia, o poeta fala do amor e da morte, o poeta lembra a infância, o poeta vê a paisagem, o poeta sorri, o poeta canta… […] Tudo em Quintana é tão bom que o leitor pode lê-lo em qualquer sentido…” Fausto Cunha
ESPERANÇA
Lá bem no alto do décimo segundo
andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as
sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
– ó delicioso voo!
Ela será encontrada
miraculosamente incólume na
calçada,
Outra vez criança…
E em torno dela indagará o povo:
– Como é teu nome, meninazinha de
olhos verdes?
E ela lhe dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhe dirá bem devagarinho, para
que não esqueçam:
– O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...
1-) Sobre o poema:
a-) O poema refere-se a uma determinada época do ano. Que época é essa? Como isso aparece no texto?
b-) Que relação pode-se fazer entre a Esperança e o lugar onde ela está?
c-) A palavra esperança é classificada como um substantivo abstrato. No Poema, esse substantivo é apresentado de um modo original. Como ele aparece no poema?
2-) Escreva qual é a sua ESPERANÇA nesse momento da nossa história de vida (hoje, pandemia, vacinas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário