terça-feira, 16 de março de 2021

 ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI 

PLANO DE AULA 3 

 

Professor: Suelânia Oliveira Araújo Miranda     Disciplina: Língua Portuguesa 

 

Anos (séries): 3º ano - EM A, B, C

 

Período/(Semana): 29/03 a 16/04/2021 

 

Procedimentos para realização da atividade: Leitura reflexiva. Copiar o texto e as perguntas (bem como respondê-las) no caderno.  

 

Suporte/Mídia para realização da aula: 

PNLD – da Disciplina; Aprender Sempre LP; Aprender Sempre MATSão Paulo Faz EscolaAAP  Avaliação da Aprendizagem em ProcessoCENTRO DE MÍDIA DO ESTADO DE SÃO PAULO e E-mail do professor. 

 

Entregar a atividade na escola, a professora irá retirar. 


Atividades: “ESPERANÇA”, de Mário Quintana 

“… o poeta fala da poesia, o poeta fala do amor e da morte, o poeta lembra a infância, o poeta vê a paisagem, o poeta sorri, o poeta canta… […] Tudo em Quintana é tão bom que o leitor pode lê-lo em qualquer sentido…”    Fausto Cunha 

ESPERANÇA 

Lá bem no alto do décimo segundo  

andar do Ano 

Vive uma louca chamada Esperança 

E ela pensa que quando todas as  

sirenas 

Todas as buzinas 

Todos os reco-recos tocarem 

Atira-se 

E 

– ó delicioso voo! 

Ela será encontrada  

miraculosamente incólume na  

calçada, 

Outra vez criança… 

E em torno dela indagará o povo: 

– Como é teu nome, meninazinha de   

olhos verdes? 

E ela lhe dirá 

(É preciso dizer-lhes tudo de novo!) 

Ela lhe dirá bem devagarinho, para  

que não esqueçam: 

 – O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA... 

 

1-) Sobre o poema: 

a-) O poema refere-se a uma determinada época do ano. Que época é essa? Como isso aparece no texto? 

b-) Que relação pode-se fazer entre a Esperança e o lugar onde ela está? 

c-) A palavra esperança é classificada como um substantivo abstrato. No Poema, esse substantivo é apresentado de um modo original. Como ele aparece no poema? 

 

2-) Escreva qual é a sua ESPERANÇA nesse momento da nossa história de vida (hoje, pandemia, vacinas). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário